Para carros, motos e caminhões: como se prevenir de roubos.

Posted: 15/06/2014 by sobziro in Geral, Previna-se, Uncategorized
Etiquetas:, , ,

Este artigo foi produzido pela equipe Ituran Rastreadores, especialmente para o Rodas e Motores.

Se o assunto é segurança, são vários os momentos em que os ladrões buscam brechas em nossas atitudes para conseguirem, com tranquilidade, levar alguns de nossos bens mais requisitados: nosso carro, moto ou até mesmo cargas de caminhões.

Porém, há também medidas simples de precauções que podem ser tomadas pelos próprios proprietários dos carros. Conheça agora algumas dicas simples para evitar roubos de carros, motos e caminhões.

– Escolha do local para estacionar: Nem sempre é possível estacionar em um local totalmente seguro nas grandes e pequenas cidades brasileiras, mas ter uma pequena noção de onde realmente não deixar nosso meio de transporte pode ser muito importante na hora de evitar um possível roubo. Estacionar em ruas iluminadas, em frente a prédios com vigias e perto de câmeras de segurança pode inibir a ação do ladrão, assim como em avenidas e ruas de bastante comércio e grande circulação de pessoas. Afinal, o objetivo de um ladrão é praticar o crime sem ser percebido.

– Evitar deixar objetos a vista: Deixar qualquer tipo de objeto dentro de um carro pode ser um chamariz para um ladrão atento. Até mesmo suportes de celulares e carregadores podem dar a impressão de que, ali mesmo, pode estar guardado algum tipo de aparelho de valor alto. Outra dica simples é guardar qualquer objeto no porta-malas antes mesmo de sair de casa (ou de onde você estiver). Quando guardamos objetos enquanto estamos na rua pode chamar a atenção de quem está atrás de coisas de valor para serem surrupiadas.

– Verifique as travas das portas: Ao sair do carro, a primeira coisa que o motorista deve fazer é trancar o carro. Mas isso não basta. É preciso também verificar, ao menos em um das portas, se a trava da tranca foi acionada corretamente. Até mesmo para um ladrão inexperiente, um número médio de dois minutos é o suficiente para conseguir roubar um carro que acabou não sendo trancado por descuido do seu motorista. É uma parada rápida? Tranque-o mesmo assim.

– Cuidado com seus horários: É sabido que, quanto mais tarde, menos gente se encontra nas ruas em todas as cidades brasileiras. Transitar em horários exagerados pode ser uma mão na roda para os ladrões, ainda mais os que procuram o descuido de motoristas e pilotos em semáforos. Caso você não tenha escolha e, por exemplo, trabalhe pela madrugada, busque fazer sua rota diária por ruas e avenidas movimentadas e bem iluminadas.

– Atenção redobrada no fim de semana: Uma pesquisa realizada pelo departamento de segurança pública de São Paulo afirmou que a grande maioria dos roubos e furtos de veículos acontecem nos finais de semana – quando os motoristas e pilotos querem se divertir e os ladrões aproveitam para fazer suas melhores investidas. Seja na saída da balada, garagens e afins, a dica é tentar andar sempre em grupos. Assim, o ladrão pensará duas vezes antes de tentar levar algo que não é dele.

– Não confie tanto nos flanelinhas: A questão de confiar em flanelinhas pode ser muito relativa. É claro que menosprezar o emprego alheio, mesmo que não registrado, nem sempre é o mais indicado. Porém, estar atento ao método de trabalho deles é muito importante. Procure ser sempre cordial para evitar possíveis dores de cabeça. Porém, se algum deles lhe perguntar quanto tempo ficará estacionado, não pense duas vezes em não dizer nada sobre isso.

– Lugares desconhecidos precisam de rotas programadas: Se você irá transitar por um caminho que nunca transitou antes, procure programar sua rota para evitar entrar em locais perigosos. Nestes casos, utilizar um GPS de qualidade pode ser fundamental para sua segurança.

– Caminhoneiros: essa é pra vocês! A vida de muitos brasileiros é percorrer as estradas do país transportando cargas e mais cargas para fazer a economia nacional funcionar. Nestes casos, medidas desde não dar caronas para estranhos até utilizar um rastreador de frotas pode ser a maneira certa para se prevenir furtos e roubos. Além disso, contar com os serviços da polícia rodoviária é de grande eficiência quando for necessário.

– Utilize aparelhos de segurança: Utilizar a tecnologia a seu favor é uma arma contra o próprio crime. Várias empresas oferecem serviços de rastreamento veicular, assim como bloqueadores e seguros que trazem grandes vantagens para qualquer proprietário ou dono de frotas. Uma breve pesquisa sobre o assunto pode ser fundamental, afinal, segurança nunca é demais! E você, tem alguma dica para compartilhar? Conte pra gente nos comentários! Imagens via Mestre do Trânsito, Revista MyT, Google Images.

carro-roubado-cuidado-1294

Fonte: http://www.rodasemotores.com.br/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s