Top 10 Músicas Para os Protestos

Posted: 21/06/2013 by sobziro in All Power to the GOOD Music, Momento Rage!

Para serem entoadas até a garganta falhar…ou não! Mais uma vez um post conjunto, contando com a presença do ilustre ipuanense Orandes Rocha, do blog http://orandesrocha.blogspot.com.br/. As abreviações seguem para os sócios do blog (Guilherme – GK e Gabriel – GON) e para o colaborador (OR)

1 – Disparada (Jair Rodrigues) 

Escrita por Geraldo Vandré (o mesmo de Pra não dizer que não falei das flores… a do caminhando e cantando sabe?) e interpretada por Jair Rodrigues. A musica compara o povo com gado e o governo com os boiadeiros. (GK)

2 –  Alegria, Alegria (Caetano Veloso)

Hino do movimento cara pintada de 1992, a música era tema de abertura da minissérie “Anos Reveldes” que a Globo exibiu naquele ano e retratava os anos da ditadura e a resistência da juventude da época ao regime de exceção brasileiro. (OR)

3 – Monólogo ao Pé do Ouvido (Nação Zumbi)

Chico Science era o líder da banda pernambucana na época, em 1994, e clama pela revolução radical na sociedade brasileira, ainda inconformada com os trambiques de Collor, Zélia & Cia. Defende que a população unida deve combater os males (orgulho e arrogância). Só peca por citar nomes errados como bons exemplos: o mercenário Lampião e alguns arruaceiros dos Panteras Negras. (GON)

4 – Apesar de Você (Chico Buarque)

Música de Chico Barque que a escreveu alegando ser uma história de amor que acabou mal, por isso “apesar de você amanhã há de ser outro dia”.
Era, no entanto, uma espécie de “carta” endereçada ao Presidente Médici com duras críticas e uma esperança de que o futuro seria diferente (melhor). (OR)

5 – Selvagem (Paralamas do Sucesso)

Descrição de um manifesto, dividindo os personagens e suas repercussões dentro de suas realidades: polícia, governo, cidade e negros. Daí a crítica, implícita mas não menos ácida, ao abuso, à hipocrisia, ao abandono e à escravidão, respectivamente. (GON)

6 – Perfeição (Legião Urbana)

Sarcasmo, ironia, estupidez… vamos celebrar! (GK)

7 – Brasil (Cazuza)

A música deveria servir para marcar (e acordar o povo) no caos sócio-econômico em nosso país no final dos anos 80, em que fala de desigualdades sociais, controle e imposição de opiniões por parte da mídia global, além da situação indígena. Já se foram 22 anos desde a morte de Cazuza, e algo mudou? (GON)

8 – Vossa Excelência (Titãs)

8 anos (2005) atras os Titãs cantavam isso… 8 ANOS! (GK)

9 – Admirável Gado Novo (Zé Ramalho)

Paráfrase de Zé Ramalho ao clássico de Aldous Huxley, “Admirável Mundo Novo” sobre um futuro hipotético onde as pessoas seriam condicionadas psicologicamente e biologicamente a viver em harmonia e sem senso crítico. (é voce Rede Globo?)
O refrão da música de Zé Ramalho (“Vida de gado, povo marcado, povo feliz”) retrata a inércia que os brasileiros muitas vezes estão diante de fatos que indignam os mais críticos. (OR)

10 – Aluga-se (Raul Seixas) (sim, essa musica é do Raul, não é do Titãs)

Talvez seja a solução… caso o GIGANTE volte a hibernar. (GK)

A contextualização mais clara da Copa que veio e que está por vir. O espaço é nosso, o cash e o mérito são deles. (GON)

A FIFA alugou o Brasil para realizar um evento cujo dinheiro público foi a rodo e o tão falado legado não existirá. (OR)

MENÇÃO HONROSA! (essa foi a mãe do subzero que lembrou).

Inútil (Ultraje a Rigor)

Cuidar da vida aprendemos muito bem, nem que seja a dos outros. Estamos aprendendo a pescar e não aceitando (tão fácil) o peixe. (GON)

Porque agente demoramos muito para reagir. (GK)

Inútil são os que não sabem escolher presidente, espero que os reflexos dos protestos de hoje sejam sentidos nas eleições de amanhã (OR)

Bons Protestos e Boa Passeata (SEM DEPREDAÇÕES E AGRESSÕES)!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s