For Those About To Rock… We Salute You parte 1

Posted: 22/06/2010 by zegotinha07 in Top 5

Na linha do filme Alta Fidelidade, este blog vem apresentar os top 5 instrumentistas (ou guitarristas pra começar) que nós consideramos excelentes. Não vamos falar de Hendrix, Richards, Page, King, Clapton, May, Halen, Iommi, Young e etc…Mas pode ser que apareça algum nome clássico na lista.

Este é meu top 5 (eu sei que eu vou injustiçar muita gente), ai vai.

john petrucci

John fazendo cara de mal!

1º John Petrucci (Dream Theater)

Por que eu acho ele é foda?

Porque pra mim ele consegue fazer um solo com feeling e fritar na palhetada ao mesmo tempo.  Fora que ele é um dos compositores mais ativos da banda e um dos membros fundadores.

Momento de ápice:

São varias as musicas que eu poderia citar aqui em que o Petrucci faz solos impressionantes, como Another Day,  Hollow Years, The Glass Prsion, Octavarium, Through her eyes, The spirits carries on… e por ai vai. Na foto ele não tinha começado a tomar esteróides, mas ele tá umas 3 vezes esse tamanho, o bixo chegou no ápice da forma física ou bombada do DVD Live Budokan ao DVD Score.

Para ouvir e comprovar:

Recomendo os discos Octavarium (meu preferido),Metopolis PT 2 – Scenes from a memory (cd mais repecurtido deles) e todos os outros 7 cds lançados deles fora os DVDs.

Joe, o professor.

Por que eu acho ele é foda?

Porque pra mim é o cara que ensinou Steve Vai, Kirk Hammet (ecá) e varios outros a tocar guitarra, domina como ninguem técnicas como o ligado (hammer on, pull offs e outros mais), suas musicas são diferentes, tem efeitos diferentes, fora que ele parece ser um cara descoladão também, diria um Mr Nice Guy da guitarra.

Momento de ápice:

Ele idealizou uma idéia genial de se juntar com 2 outros guitarristas e sair em turnê pelo mundo tocando sepraradamente musicas do repertorio de cada um e depois no final fazer uma  Jam (improvisação) com musicas de caras famosos como Neil Young, ZZ Top, Deep Purple…

Para ouvir e comprovar:

Recomendo os discos Strange Beaultiful Music, os projetos do G3 (são 3 discos lançados até agora), The Extremist, Flying in a Blue Dream, Super Colossal, se vc curte musica instrumental, todos os CDs vão te agradar. Recomendo também o projeto Chickenfoot com Sammy Hagar ex-van halen.

Dimebag, riffs pesador com poucas notas

3º Dimebag Darrell (Pantera, Damageplan, Rebel meets Rebel) (R.I.P)

Por que eu acho ele é foda?

Porque pra mim ele consegue fazer um riff matador e extremamente pesado, marcante com 3 ou 4 notas. Só isso já bastava pra ele.

Momento de ápice:

Riffs das musicas Walk, Cemetery Gates, Cowboys from hell, Fucking Hostile, This Love.

Para ouvir e comprovar:

Conheço os discos Cowboys From Hell e Vulgar Display of Power. O tributo feito a ele pela revista Metal Hammer tambem vale.

Iommi, riffs pesados e soturnos

4º Frank Anthony Iommi, mais conhecido como Tony Iommi (Black Sabbath e Heaven and Hell)

Por que eu acho ele é foda?

Porque pra mim ele é o maior riff maker de todos os tempos. Não tem a ponta dos dedos da mão direita, perdeu numa prensa quando era metalúrgico ainda alem dele ser, canhoto  logo essa mão é a que aperta as cordas (ele usa umas próteses), o deixando mais foda ainda que os demais, mas mesmo assim isso não o impede de tocar musicas extremamente maléficas from hell!

Momento de ápice:

No perio clássico do Black sabbath ele fez riffs  como Paranoid, Iron Man, mas pra mim o melhor dele é o da musica Black Sabbath, poucas notas, muito peso e um puta ar sombrio na musica, com ajuda da bateria cadenciada de doom metal e os vocais do Ozzy.

Para ouvir e comprovar:

Musicas já citadas acima, alem dos CDs do Heaven and Hell que tem o Dio no vocal, e os discos na era clássica do Sabbath, ainda com o Ozzy no vocal. Depois disso pra mim ele passou a ser um guitarrista mais comum.

Gilbert, Paul.

5º Paul Gilbert (Mr. Big, Racer X)

Por que eu acho ele é foda?

Porque pra mim é a palhetada mais rápida, no pau a pau com o Petrucci, e porque eu acho ele em suas composições um cara extremamente criativo, fazendo covers de suas próprias musicas com arranjos de outros artistas ou mudando a melodia de musicas pop de bandas como Spice Girls. Fora que o cara é uma figura, usa protetor auricular (repare na foto, aquilo não são fones e sim protetores) porque segundo ele, o barulho estava deixando surdo.

Momento de ápice:

Muito conhecido no Japão, lá ele gravou um show chamado Guitar Wars, raro por aqui mas, muito legal, tem tudo isso que eu falei acima. Quando estava no Mr. Big ajudou compor To be with you (ou pelo menos tava na banda quando estourou). Formou o Yellow matter custard com outros músicos para tocar musicas dos Beatles. Tem um bootleg acústico no Japão que vale muito a pena de se ouvir.

Para ouvir e comprovar:

Recomendo o Live Budokan de 2009 do Mr. Big, o show do Guitar Wars, as musicas do Racer X (se você curte fritação na guitarra), e o cover das Spice Girls que ele fez da musica 2 become one, ficou sensacional.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s